Ginástica na piscina: saúde para todos os gostos

Imagem do Artigo Ginástica na piscina: saúde para todos os gostos

Ginástica na piscina: saúde para todos os gostos

As aulas de spinning, corrida, musculação e ioga saíram das salas de ginástica e caíram na piscina. Disputando espaço com modalidades tradicionais, como a natação e a hidroginástica, as novas atividades aquáticas atraem alunos que querem perder peso ou simplesmente manter a forma, além de ser uma excelente alternativa para quem tem problemas nas articulações e coluna, já queo impacto do exercício dentro da água é reduzido.

Os exercícios realizados na piscina apresentam inúmeras vantagens. Além do fortalecimento da musculatura, o aluno é beneficiado pela pressão hidrostática (exercida quando o corpo está submerso) e pelo efeito massageador da água, que favorece a circulação sanguínea, diminui o impacto e ajuda na recuperação da musculatura. "Qualquer atividade aquática melhora a capacidade cardiorrespiratória, a postura, o ganho de resistência muscular e localizada", explica Fabiana Guerra, professora e coordenadora de atividades aquáticas do Projeto Acqua.

Os nomes das atividades mudam um pouquinho - deep runner (corrida aquática), hidrospinning ou hidrobike (spinning na piscina), acqua ioga (ioga na água) etc - mas o gasto calórico, na maioria dos casos, é maior do que na malhação "em solo" e o corpo não fica tão cansado. "Na água o aluno trabalha com perda de calor mais rápida e perde mais do que na terra" esclarece Roberta Rosas, diretora técnica da Hidrobike.

Conheça as modalidades aquáticas

Deep Runner

O aluno não toca os pés no chão e trabalha os músculos inferiores. Além do exercício aeróbico, o deep runner exige dos alunos coordenação motora para manter o equilíbrio que, em função da resistência da água é, no mínimo, 12 vezes maior do que no ar.

Hidrospinning ou Hidrobike

O aluno pedala dentro da piscina com a hidrobike (bicicleta semelhante à de spinning) em diversas posições, trabalhando a parte posterior e anterior da coxa, perna e membros superiores. Desenvolve força e resistência muscular, além de o risco de sofrer lesões ser muito baixo, Em 40 minutos de aula, é possível queimar até 400 calorias.

Aquatrekking

O Aquatrekking é um circuito radical de aventura, que reúne quatro modalidades:

Rapel aquático: exercícios feitos em cordas suspensas sobre a piscina.

Hidrobike (ou hidrospinning): em bicicletas aquáticas, o aluno pedala em inúmeras variações de movimentos.

Musculação aquática: exercícios de força para enrijecimento e ganho de massa muscular. Utiliza aparelhos resistivos, tensores elásticos e pesos livres.

GAP aquático: trabalha glúteos, abdômen e perna dentro da água, usando caneleiras flutuadoras e pesos. Tonifica e fortalece a região abdominal, lombar, coxa e pernas. O gasto calórico desta aula é alto, em torno de 500 calorias.

Body Mix

Misturar exercícios dentro e fora da piscina é outra tendência das academias. A aula de Body Mix mescla o treino em solo (15 minutos de bicicleta e 15 de abdominais) e na água (30 minutos de corrida aquática - deep runner).

Acqua Ioga

A aula de ioga na água ou acqua ioga trabalha o aspecto psicológico, a sustentação do corpo e o equilíbrio. Os exercícios respiratórios (pránayáma) são realizados na parte mais funda da piscina, com até 1,90 metro, de modo que os ombros fiquem em imersão.

Orçamento Piscinas de Vinil

Piscinas de Vinil com diversos tipos de estampas

Orçamento Acessórios

Diversos acessórios especiais para piscinas.

Orçamento Troca de Vinil

Renove sua piscina fazendo a troca do vinil com a Sólazer Piscinas